Imagem capa - O Bebê Nasceu! E Agora? por Brenda Lima Fotografia

O Bebê Nasceu! E Agora?

Os Primeiros dias com o Bebê

- O bebê deve ser bem acolhido para se sentir protegido.

- Não tenha medo de pegá-lo no colo, aproxime-o do seu corpo, apoiando seu pescoço e sua cabeça. Converse, cante, acaricie, embale, abrace, interaja com o bebê.

- É importante que as roupas, os objetos e os brinquedos sejam lavados com água e sabão neutro e bem enxaguados, evitando-se o uso de produtos perfumados.

- Nos primeiros dias, o bebê perde um pouco de peso, mas por volta do décimo dia, já recupera seu peso de nascimento.

- No início da vida, o bebê dorme bastante. Para garantir um bom sono, é importante que ele durma em lugar tranquilo, arejado e limpo

- O bebê precisa de tranquilidade. Evite levá-lo a lugares onde haja muita gente e muito barulho como supermercados e shoppings.

- Não permita que fumem dentro de casa. A fumaça faz mal á saúde. A criança não deve receber colo de alguém que acabou de fumar.

- Evite usar produtos de limpeza com cheiro muito forte.

- Proteja a criança de animais; mesmo os que são de casa podem ter reações imprevisíveis.


Primeiro Cocô

- As fezes dos primeiros dias costumam ser escuras, ficando amareladas durante a primeira semana de vida. Para evitar assaduras, troque as fraldas sempre que estiverem molhadas ou sujas, limpe o bebê com algodão e água, deixe o lenço umedecido para usar fora de casa.


Hora do Banho

O banho deve ser dado desde os primeiros dias em uma banheira com água morna (do chuveiro mesmo) e sabonete neutro. É fato que os bebês recém nascidos choram muito na hora do banho, experimente dar alguma coisa para ele segurar (paninhos ou até mesmo o dedo do papai), assim eles se sentem seguros e ficam calmos e relaxados para esse momento tão gostoso. Enxugue-o rápido para que ele não sinta frio, não se esqueça de secar bem as dobrinhas e o umbigo.


Cuidados com o Umbigo

Para limpar a região do umbigo, só use álcool a 70% e mantenha-o protegido com gase. Não coloque faixas, moedas ou qualquer outro objeto ou substância. O coto do umbigo costuma cair até o final da segunda semana de vida.


Unhas

Recém-nascidos tendem a ter unhas moles, flexíveis e longas, e muitas vezes acabam arranhando o próprio rosto nas primeiras semanas de vida, quando ainda não conseguem controlar bem os movimentos. Para evitar que o bebê se machuque e que acorde de repente por causa disso, o ideal é manter as unhas dele limpas e curtas.


Descamação da pele

A descamação na pele do bebê costuma surgir na primeira semana de vida extrauterina como resultado do processo natural de renovação da pele. Quando os bebês estão no ventre por nove meses, a delicada pele é protegida por uma substância cerosa grossa chamada vernix. Além disso, seu corpo está imerso no líquido amniótico. Após o nascimento, parte da camada de vernix é lavado com o primeiro banho de si e o resto absorvido pela pele.As partes do corpo em que a condição é mais visível são os tornozelos, mãos e pés.


Pele amarelada

Embora possa parecer um pouco estranho, a pele amarelada no recém-nascido é muito comum – chama-se icterícia. Geralmente, a partir do terceiro dia de vida, os bebês apresentam a condição, que deixa a pele e a parte branca dos olhos do bebê com uma coloração amarelada. Isso ocorre como resultado do acumulo de uma substância denominada bilirrubina na circulação sanguínea.

Brotoejas

A miliária, conhecida popularmente como brotoeja, é uma erupção de pele caracterizada pelo aparecimento de pequenas bolhinhas, que podem ser claras ou avermelhadas. A brotoeja é causada pela obstrução dos ductos das glândulas que produzem suor e podem ocorrer em qualquer idade, mas são bem mais comuns nos bebês e nas crianças pequenas, pois estes têm poros menores, e as suas glândulas e ductos ainda são muito imaturos. Em geral, a brotoeja no bebê costuma surgir a partir da primeira semana de vida. Ou seja, se o seu bebê apresentar bolinhas no rosto, pode ser que você esteja colocando roupas demais nele.


Soluço

Os soluços são contrações do diafragma, provocadas pela irritação ou pela estimulação desse músculo, que ainda é imaturo. Muitas vezes a posição da amamentação, da mamadeira ou do copinho faz com que o bebê engula muito ar, possivelmente desencadeando soluços, por isso procure sempre posicioná-lo com a cabeça mais elevada..

Trocando o Dia pela Noite

A troca do dia pela noite normalmente ocorre com bebês muito pequenos e é muito natural nos primeiros meses de vida. Tenha bastante contato físico com seu bebê durante o dia para que a noite ele não sinta tanto a sua falta, lembre-se que no início essa é a única linguagem que ele entende. Uma boa maneira de fazer com que o bebê durma bem durante a noite é criando uma rotina. Por exemplo: Todos os dias em um determinado horário o bebê toma um banho para relaxar, ouve uma história (acredite, eles amam ouvir a voz dos pais desde quando estavam na barriga), observa que a única luz acesa é a do abajur, ouve uma musiquinha (que também pode ser cantada pelos pais) e sente o conforto do seu berço. Assim o bebê começa a aprender desde cedo a hora de dormir. No início eles mamam bastante de madrugada, mas a partir do 2° mês de vida você poderá acalmá-lo somente com um balanço no colo, com um aconchego, para que ele entenda que a noite é para dormir e não para comer. Isso também ajuda o bebê a entender que precisamos dormir a noite toda. 


Reflexos Primitivos

Alguns dos reflexos são uma repetição de comportamentos praticados ainda dentro da barriga da mãe. Nos primeiros meses de vida, os recém-nascidos reagem de forma "automática" a certos estímulos. 

Reflexo de Moro - são os "sustos", aqueles espasmos em que o bebê estica o pescoço, abre e estende os braços de uma forma meio descoordenada e chora na sequência. Acontece diante de estímulos bruscos, como um barulho forte. Dica: Eles se sentem mais seguros quando estão enroladinhos.

Reflexo de sucção - ao tocar alguma região ao redor da boca do recém-nascido, como a bochecha, ele se vira para o lado estimulado, como se estivesse procurando para mamar. Dica: Tem bebês que possuem esse reflexo muito aguçado, são aqueles que querem ficar o tempo todo no peito da mãe, nesse caso, a chupeta ajuda muito, consola o bebê e dá um pouco de alívio para a mamãe, já que amamentar também cansa. Tire a chupeta quando quiser, pois antes do 3° mês de vida o bebê não cria vícios ou manias.


Preensão (palmar e plantar) - o bebê aperta os dedinhos das mãos e dos pés se você passar o seu dedo nessas partes do corpo dele, tentando lhe "prender". À medida que você tenta puxar seu dedo, o bebê tende a apertá-lo com mais força ainda.


Mãos e Pés Frios

Os pés e mãos dos recém-nascidos são sempre mais frios que o resto do corpo, de maneira que, não servem para nos guiar acerca do tipo de roupinha que devemos colocar neles e também a quantidade. O bebê, que ainda é muito pequeno, e por isso passa a maior parte do tempo dormindo, já que está em constante desenvolvimento, entra em um tipo de “modo de economia” em diversas funções fisiológicas do corpo. Deste modo, seu corpinho pode se dedicar a outras tarefas para garantir seu sadio crescimento. Uma das lições que seu organismo ainda irá aprender, é justamente a de regular a temperatura do corpo, e dos membros que ficam nas extremidades do corpo. Assim, o ideal para se certificar de que o bebê está mesmo com frio é prestar atenção na temperatura do peito e das costas para atestar a sensação térmica.


Cólicas

Quase todos os bebês, a partir de duas semanas de vida, passam por um período de irritação em algum momento do dia sem nenhuma razão especial, aparentemente.  No entanto, às vezes esse período normal de irritação acaba se transformando em períodos prolongados de choro contínuo que parece não se acalmar por nada. Na realidade os órgãos dos recém-nascidos ainda não estão completamente amadurecidos, por isso até mesmo a entrada do leite materno pode soar meio estranho para o bebê e com isso ocasionar a cólica. 

Sintomas da Cólica

Encolhe e estica as pernas, arqueia as costas, mexe os braços e pernas, o rosto fica corado ou avermelhado enquanto chora, fecha as mãozinhas, parece estar com dor, está com a barriga inchada e solta gases.

Como Aliviar

Massageie a barriguinha do bebê, dê um banho quente, faça uma compressa, tente um contato pele a pele, enrole o pequeno, ofereça o peito, controle sua alimentação, saia de cena e acalme-se, em último caso medique com recomendação médica.

Atenção à sua alimentação

Existem alguns alimentos que podem piorar as cólicas nos bebês poi isso preste atenção e suspenda-os: Leite, queijo, iogurte, abacaxi, maracujá, limão, morango, feijão, repolho, brócolis, café, chocolate, chás, refrigerante, etc.  

Dica: Durante a fase das cólicas os bebês se sentem confortáveis na posição de bruços. Se não quiser colocá-lo deitado assim no berço ou cama, coloque no seu colo mesmo e esfregue levemente suas costas.



O seu tão esperado bebê nasceu! ... e esse jeitinho único de recém-nascido tão lindo deve ser registrado, pois é mágico e dura poucos dias, afinal, o bebê muda sua afeição muito rápido.

Para isso existe o ensaio Newborn, o ensaio fotográfico do recém nascido.

Recomendado que seja feito entre 6 e 12 dias de vida, pois nessa fase todas as características como sono e flexibilidade são os mais favoráveis, e eles ainda não possuem cólicas.

Não deixe de registrar esse momento tão especial da sua família!